Seguro de vida oferece cobertura contra acidentes e doenças graves; conheça outros usos

Um acidente de trânsito, o diagnóstico de uma doença grave, uma internação na UTI. Essas são algumas das situações em que é possível acionar o seguro de vida, desmistificando a ideia de que o produto é usado apenas para amparar as pessoas indicadas pelo segurado em caso de morte.

Algumas dessas coberturas podem fazer parte do plano básico ou estar à disposição como itens opcionais, mas em muitos casos fazem toda a diferença para construir um produto mais completo. Veja, abaixo, os principais itens que podem constar em uma apólice de seguro de vida e em quais situações é possível utilizá-los.

Invalidez Acidental

O Brasil possui um número elevado de acidentes no trânsito – de acordo com pesquisas de diferentes organizações, somos um dos países mais perigosos quando se trata de segurança no trânsito. Somente no ano passado, o DPVAT pagou mais de 515 mil indenizações por invalidez por acidentes no país.

Para os casos de invalidez permanente por acidente, os clientes que possuem seguro de vida podem receber toda a indenização de uma vez, usando os recursos do modo que acharem melhor. Outras situações que podem ser cobertas pelo seguro de vida são as relativas a invalidez parcial por acidente, tais como a perda total da visão em um olho, surdez em ambos os ouvidos, perda total no uso de uma das mãos ou pernas, entre outros. Nesses casos, o desembolso das parcelas mensais (prêmios) que ainda seriam pagas pelo segurado pela manutenção da apólice pode ser suspenso e as demais coberturas podem permanecer em vigor, dependendo do tipo de seguro contratado.

Doenças Graves

O diagnóstico de uma doença grave pode representar mais do que uma grande dor emocional e psicológica. Essa é uma situação em que costumam ocorrer altos custos, especialmente no caso de atendimento na rede hospitalar privada. Sendo assim, o seguro de vida pode oferecer alívio financeiro em um momento de forte estresse emocional para o paciente e a família.

Mas, antes de avisar a seguradora, atenção: não é toda doença que pode acionar o seguro, por isso é importante ler com atenção as condições gerais do produto para entender em quais situações a cobertura será válida. Algumas, por exemplo, envolvem diagnósticos de câncer com tumor maligno, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), transplante de órgãos, entre outros.

Internação Hospitalar

A internação hospitalar pode trazer grande preocupação financeira tanto para o paciente quanto para os parentes, especialmente se a pessoa internada for a principal responsável pela renda familiar. Tente calcular, por exemplo, qual seria o impacto financeiro de seis meses de internação dessa pessoa no cotidiano da sua família?

Por isso, ter um seguro de vida que ofereça esse tipo de cobertura pode ser uma solução interessante. Em alguns casos, há seguradoras que cobrem até 200 diárias de internação por evento coberto e promovem o pagamento da diária em dobro quando a internação é em UTI.

Assistência Funeral

Além de custos financeiros que serão cobertos pelo pagamento do seguro, a morte de um familiar representa uma grande dor emocional. Nesse momento de dificuldade, quando a família começa a se estruturar para lidar com a perda do ente querido, o seguro de vida pode oferecer uma solução para cuidar dos serviços inerentes ao funeral do segurado. Todos os trâmites burocráticos e financeiros são delegados para um especialista na realização de todos os processos funerários envolvidos.

Entre os serviços que as seguradoras podem oferecer estão a condução das formalidades administrativas, incluindo o registro do óbito em cartório, a locação de sala para velório, custeio de passagem e hospedagem para um membro da família liberar o corpo caso não haja nenhum parente na cidade em que ocorreu o evento, sepultamento, incluindo a locação do jazigo, ou cremação, comunicado em jornal, entre outros serviços associados.

Vale lembrar que, em todos os casos descritos acima, pode haver diferenciações entre cada seguradora, portanto é sempre importante ler as condições gerais com atenção para entender exatamente quais situações são cobertas e contratar uma seguradora sólida e confiável. Além da assistência funeral, algumas seguradoras oferecem a opção de reembolso das despesas com o funeral do segurado, conforme condições da cobertura contratada.

Fonte: Infomoney

Você também vai gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Warning: include_once(analyticstracking.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/e/aa/1c/site1388173622/public_html/wp-content/themes/hueman/footer.php on line 114

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'analyticstracking.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/e/aa/1c/site1388173622/public_html/wp-content/themes/hueman/footer.php on line 114