A Nova Previdência Social e os Impactos para o Mercado realizada no ultimo dia 10 de setembro de 2019.

Neste dia 10 de setembro de 2019, às 18 horas, no auditório da torre Europa, do Edifício Salvador Shopping Business, aconteceu o evento da diretoria do segmento de Previdência Complementar do CSP-Bahia (Clube de Seguros de Pessoas e Benefícios do Estado da Bahia).

Nessa oportunidade tivemos a palestra “A Nova Previdência Social e os Impactos para o Mercado” ministrada pelo sr. Jorge Pohlmann Nasser, presidente da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Complementar e Vida), diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização.

O evento superou a expectativa de público com mais de 125 convidados, dentre estes, todos os representantes das entidades que atuam no mercado baiano de seguros (a presidente do CSP-Bahia, sra. Patrícia Jacobucci; o presidente do Sincor-BA, sr. Wanderson Nascimento; o presidente do SindSeg Ba/Se/To, sr. João Nóbrega Interaminense Jr.; o presidente do Clube dos Seguradores da Bahia, sr. Fausto Dórea; o presidente do Clube do Seguro de Feira de Santana, sr. Antônio Jorge Barbosa; e a coordenadora regional MG/BA/SE da Escola Nacional de Seguros, sra. Nívea Barros).

Sobre a palestra, Nasser lembrou dos principais marcos históricos da previdência social brasileira; dividiu em três grupos as principais causas do déficit da previdência social: I) conjuntural; II) administrativo; e III) estrutural; trouxe as experiências dos diversos modelos de reformas de previdências sociais de diversos outros países, detalhou as principais causas demográficas do desequilíbrio do sistema previdenciário atual, estruturado em repartição simples, como o aumento da longevidade, da informalidade e diminuição da taxa de natalidade, dentre vários outros; e expôs que dificilmente se conseguirá fazer uma reforma previdenciária eficaz se não forem modificados três aspectos: a) aumentar a idade de aposentadoria; b) aumentar a contribuição; e c) diminuir benefícios.

Nasser apresentou a proposta de reforma previdenciária elaborada pelo economista e pesquisador da Fipe, Hélio Zylberstajn, da FIPE, encomendada pela FenaPrevi, CNSeg, Abrapp e ICSS, baseada em 4 pilares e que prever as regras apenas para Novos Contribuintes – nascidos a partir de 2005. Essa proposta foi protocolada à da equipe de transição do novo governo brasileiro, em 18 de dezembro de 2018.

Após a realização da palestra a plateia teve direito a uma sessão de perguntas, respondidas pelo palestrante.

O evento foi patrocinado pela Bradesco Seguros e pela Sul América Seguros e com o apoio de sempre das Beneméritas do CSP-Bahia: a MBM Seguradora; a Mongeral Aegon Seguros e Previdência; a Prudential Seguradora; a Seguros Unimed e a Qualidonto.

Neste evento foram apresentadas duas Novas Beneméritas do CSP-Bahia: a Mapfre Seguros e a Bradesco Seguros.

por Iuri Vieira
Conselheiro do CSP-Bahia, Diretor das corretoras: Garantia & Proteção, e Vieira Fonseca.

Você também vai gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Warning: include_once(analyticstracking.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/e/aa/1c/site1388173622/public_html/wp-content/themes/hueman/footer.php on line 114

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'analyticstracking.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/e/aa/1c/site1388173622/public_html/wp-content/themes/hueman/footer.php on line 114